Dra. Tamara Mazaracki

CRM 301716

A Dra. Tamara Mazaracki desenvolve um trabalho voltado para a área de medicina anti-aging ou medicina anti-envelhecimento, com especialidade em Nutrologia, Medicina Ortomolecular e Estética.

Nutrologia

A Nutrologia é um ramo da medicina que se ocupa da nutrição em todos os seus aspectos: na normalidade, na doença e na terapia.

 

Nutrologia e Nutrição

Apesar da confusão e dos nomes parecidos, Nutrologia e Nutrição são áreas diversas. A Nutrição é uma especialidade da área biomédica.  A Nutrologia é uma especialidade médica. Para simplificar, o nutricionista faz faculdade de Nutrição e o nutrólogo faz faculdade de Medicina, e depois se especializa em Nutrição Clínica. O nutrólogo é um médico clínico habilitado para diagnosticar e indicar o tratamento dos distúrbios nutricionais e metabólicos através de suporte nutricional e da suplementação de nutrientes quando necessário.

 

Áreas da Nutrologia   

O nutrólogo trata de várias áreas da nutrição humana, e prescreve a orientação alimentar adequada para:

– aqueles que buscam ter uma vida mais saudável.

– crianças, idosos, mulheres grávidas e no aleitamento.

– atletas, ganho de massa muscular e redução de gordura corporal.

– pacientes portadores de doenças, tais como a síndrome metabólica, obesidade, hipercolesterolemia, diabetes, disbiose, colite, síndrome do intestino irritável, osteoporose, hepatite, hipotireoidismo, etc.

– o paciente obeso nos regimes de emagrecimento e reeducação alimentar, e também no acompanhamento após a realização de cirurgia bariátrica (redução de estômago).

– o paciente magro com dificuldade de ganhar peso com a confecção de regimes hipercalóricos e nutritivos.

 

Como funciona?

É importante a realização de uma consulta detalhada para se verificar todos os fatores contribuintes para um possível distúrbio alimentar ou erros na dieta diária. Também são feitos exames laboratoriais para melhor determinar as necessidades específicas de cada indivíduo, e para uma avaliação precisa de doenças existentes. De acordo com cada caso são pedidos outros exames complementares, como radiografia, ultra-sonografia, densitometria óssea e teste de esforço em esteira.

Com a confrontação de todos esses dados podemos traçar o perfil metabólico do indivíduo e preparar o programa alimentar. O paciente deve retornar após um mês para avaliação dos resultados e possíveis mudanças no programa alimentar e de suplementação, de acordo com a resposta obtida. Depois de se atingir a meta, é recomendável realizar visitas periódicas de manutenção.